domingo, 19 de fevereiro de 2012

Gothitelle

Esse deck apareceu com o lançamento da Emerging Powers, apresento a vocês... Gothitelle:

Gothitelle
Pokémon: 21
3-2-3 Gothitelle
3-2-2 Reuniclus
1-1 Blissey Prime
2 Zekrom
1 Pichu
1 Cleffa

Cartas de Treinador e Apoiador: 29
3 Pokémon Collector

4 Sage’s Training
3 Cheren
2 Seeker
1 Super Scoop Up
4 Pokémon Communication

4 Rare Candy
3 Junk Arm
3 Pokémon Catcher
1 Max Potion
1 (Switch)

Energias: 10
8 Energias Psíquicas
2 Energias Incolores Duplas

No início da partida, é bom começar o seu setup baixando vários Gothitas e Solosis no seu banco, principalmente o Solosis. É aí que encontramos a primeira fraqueza do Deck, pois Solosis (que é o básico de Reuniculus) tem só 30 de Pontos de Saúde (PS ou HP), portanto, ele pode vir a ser um alvo fácil para um Knock Out com Linear Attack de Yanmega Prime (coleção Triumphant) ou para um Tyrogue (coleção Heartgold Soulsilver) juntamente a um Pokémon Catcher. Assim, cuidado para lembrar de descer, pelo menos dois solosis, para depois evoluir em Reuniclus.
O ideal é comprar cartas com Sage’s Training ou Cheren pra montar um Reuniculus no banco e uma Gothitelle ativa. Após ter feito isso, o seu oponente fica completamente travado graças às Abilities desses dois Pokémons.
Vamos por partes. Primeiro, a Ability da Gothitelle, Magic Room, que impede seu oponente de usar Cartas de Treinador enquanto a Gothitelle estiver ativa – ou seja, é bom deixar a Gothitelle ativa, mesmo sem energias, para travar o jogo do seu oponente, impedindo-o de usar cartas como Comunicação Pokémon, Bala Rara ou outras cartas similares. Isso torna o deck do seu adversário bem lento e difícil de ser jogado. Segundo, a Ability do Reuniculus, Damage Swap. Com ela, você pode mover os marcadores de dano de todos os seus Pokémons para qualquer outro Pokémon seu, quantas vezes você quiser.
Assim, cada vez que a Gothitelle receber dano do oponente, você move esses danos para qualquer Pokémon no banco – de preferência, o Zekrom – deixando a sua Gothitelle imortal. Basicamente, a ideia do deck é essa, travar as Cartas de Treinador e nunca deixar que a sua Gothitelle seja nocauteada.
Tem alguns mecanismos de cura no deck pra limpar os danos dos seus Pokémons, por exemplo, temos 1 Max Potion (cura todos os marcadores de um Pokémon e descarta todas as energias ligadas nele) que, junto com o Reuniculus, você move todos os danos de seus Pokémons para algum Zekrom sem energias e usa a Max Potion para curá-lo em seguida. Com as Junk Arm (descarte 2 cartas, pegue uma carta de treinador descarte e coloque-a na mão) você consegue reutilizar essas Max Potions. E para curar também temos o Poké-Power da incrível Blissey Prime, Blissful Nuse. Com esse Poké-Power você cura todos os marcadores de dano de todos os seus Pokémons e descarta as energias de todos os Pokémons que tinham dano.
O ideal seria, mais uma vez com o Solosis, transferir os danos no campo para Pokémons que não tenham energias ligadas para, depois, utilizar o Blissful Nurse. A Carta Apoiador Seeker (ambos jogadores voltam um Pokémon do banco para a mão) ajuda a reutilizar o Poké-Power da Blissey Prime. Com as Junk Arm conseguimos reutilizar o Seeker. E o Super Scoop Up é para na Gothitelle caso ela esteja pra morrer, e não tiver lugar para mover os danos. Aí você move os danos pro Zekrom e usa Outrage para bater 140 e depois montar a Gothitelle de novo.

Vantagens:
+ Consegue travar as Cartas de Treinador do oponente, mas não os seus. Isso atrapalha bastante, até porque o oponente não vai ter como descartar essas cartas e continuamente vão aparecer na sua mão após usar uma “Nova Teoria do Professor Oak” (embaralhe a sua mão no deck e compre 6 cartas).
+ Tem vantagem contra o deck SpeedZekrom, já que esse deck não tem como nocautear sua Gothitelle com apenas um ataque e você sempre pode curar sua Gothitelle usando o Damage Swap do Reuniculus.
+ O ataque da Gothitelle (Madkinesis) bate 30 +20 por cada energia psíquica que esteja ligada nela. Um ataque que bate +20 sem limite é extremamente bom. Basicamente você liga todas as energias em uma única Gothitelle para ela bater mais e mais a cada turno.
+ Caso sua Gothitelle seja nocauteada e a partida fique complicada, dá para mover os danos para o Zekrom e usar seu primeiro ataque Outrage, que bate 20 +10 por cada marcador de dano, podendo bater, então, até 140 em um único ataque. Isso é ideal no caso de um Magnezone Prime, por exemplo, pois ele tem exatos 140 PS (leia mais sobre em “desvantagens”).
Desvantagens:
- Mew Prime (coleção Triumphant) é a desvantagem principal desse deck. Ele é um dos poucos Pokémon que consegue nocautear a Gothitelle com um único ataque.
- Magnezone Prime (coleção Triumphant) também pode atrapalhar um pouco. Com seu ataque Lost Burn, ele pode mandar para o Lost Zone três energias e nocautear a Gothitelle em um único ataque, assim como o Mew Prime – mas, ainda assim, ele é mais difícil de ser utilizado do que o Mew Prime, já que Magnezone Prime é um Pokémon em Estágio 2 e quem usar Magnezone não vai poder usar a carta Bala Rara (pula do básico ao estágio 2) para agilizar a trazida do Magnezone ao campo. Talvez você possa nocautear os Magnemite ou os Magneton antes de virar Magnezone utilizando a carta Pokémon Catcher (puxa um Pokémon do banco do oponente para ativo).
- Black Belt é outra coisa que incomoda. Como a Ability de Gothitelle só para as Cartas de Treinador, você para a Plus Power (aumenta em 10 o ataque do Pokémon ativo), mas não para a Carta Apoiadora Black Belt (aumenta +40 o ataque do Pokémon ativo). De qualquer maneira, pouca gente se acostuma a usar Black Belt nos decks, não é uma carta muito popular.
 -Chandelure, ele vai colocar 6 marcadores na Gothitelle, usar o Eerie Glow, e na passagem de turno K.O Auto-Loss

Pontuação:8,5
Obs.: Mesmo com o Chandelure atrapalhando muito, eu diria que dava para incluir 4 Black Belt, mais 1 Gothitelle, e Twins, para nocautear 1 Chandelure por turno, mas aí teria que modificar um pouco a lista.
Quem quiser a versão com algumas techs para ganhar de Chandelure, me mandem um e-mail, aí posto a versão modificada para vocês.  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário